9.1.16

Êxodo - Versículos especiais, capítulo a capítulo.

Para cada capítulo da Bíblia lido, Vinícius escolhe um versículo que lhe chama mais a atenção e depois refletimos sobre ele. Aqui estão os nossos registros que podem servir de reflexão para alguém também.

Êxodo 1: 13 - 14
E os egípcios faziam servir os filhos de Israel com dureza;
Assim que lhes fizeram amargar a vida com dura servidão, em barro e em tijolos, e com todo o trabalho no campo; com todo o seu serviço, em que os obrigavam com dureza.
Êxodo 1:13,14
E os egípcios faziam servir os filhos de Israel com dureza;
Assim que lhes fizeram amargar a vida com dura servidão, em barro e em tijolos, e com todo o trabalho no campo; com todo o seu serviço, em que os obrigavam com dureza.

O que pensamos sobre isso:
José ajudou bastante os egípcios, mas agora os egípcios não queriam mais tolerar o povo de José. Os egípcios mudaram bastante nesse meio tempo, mas... e o povo de Deus? Será que continuava o mesmo? 

Êxodo 2: 17
Então vieram os pastores, e expulsaram-nas dali; Moisés, porém, levantou-se e defendeu-as, e deu de beber ao rebanho.
Êxodo 2:17
Então vieram os pastores, e expulsaram-nas dali; Moisés, porém, levantou-se e defendeu-as, e deu de beber ao rebanho.

O que pensamos sobre isso:
Moisés não tinha nada a ganhar ajudando essas mulheres. E esse é o melhor conceito de bondade: fazer o que é bom mesmo quando isso não traz nenhuma vantagem para você (ainda que, sem você esperar, algo bom lhe aconteça).

Êxodo 3: 4
E vendo o Senhor que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui.

O que pensamos sobre isso:
É a primeira vez no livro do Êxodo que Deus fala diretamente ao homem. Já fazia bastante tempo que Moisés não tinha contato próximo com Deus, mas quando Ele falou, Moisés o reconheceu imediatamente. Mesmo depois de muito tempo com a consciência adormecida o homem ainda é capaz de reconhecer a identidade dAquele que é Todo Poderoso.

Êxodo 4: 6 - 7
E disse-lhe mais o Senhor: Põe agora a tua mão no teu seio. E, tirando-a, eis que a sua mão estava leprosa, branca como a neve.
E disse: Torna a por a tua mão no teu seio. E tornou a colocar sua mão no seu seio; depois tirou-a do seu seio, e eis que se tornara como a sua carne.

O que pensamos sobre isso:
Moisés deve ter levado uma grande susto quando viu a mão leprosa. Ele pode ter pensado que Deus o estava castigando por algo que fizera. É o que costumamos pensar quando algo ruim nos acontece. Mas muitas vezes Deus quer apenas nos mostrar que Ele está no controle, que é dEle o poder,  e esse poder trabalha sempre para o nosso bem. Não importa quantos sustos levemos.

Êxodo 5: 21
O Senhor atente sobre vós, e julgue isso, porquanto fizestes o nosso caso repelente diante de Faraó, e diante de seus servos, dando-lhes a espada nas mãos, para nos matar.

O que pensamos sobre isso:
O povo também teve que aprender isso: as coisas podem piorar bastante, mas isso não quer dizer que Deus nos abandonou. Pode estar acontecendo exatamente o oposto. Enquanto você reclama e blasfema Deus está agindo poderosamente em seu favor. Antes de tentar achar culpados, simplesmente espere e confie.

Êxodo 6: 6 - 8
Portanto dize aos filhos de Israel: Eu sou o Senhor, e vos tirarei de debaixo das cargas dos egípcios, e vos livrarei da servidão, e vos resgatarei com braço estendido e com grandes juízos.
E eu vos tomarei por meu povo, e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios;
E eu vos levarei à terra, acerca da qual levantei minha mão, jurando que a daria a Abraão, a Isaque e a Jacó, e vo-la darei por herança, eu o Senhor.

O que pensamos sobre isso:
Nós esquecemos as promessas de Deus; Ele, não. Moisés estava assustado, e obedecia sem estar convicto. Deus precisou chamar alguém para o ajudar e reafirma suas bênçãos.

Êxodo 7: 10 - 11
e lançou Arão a sua vara diante de Faraó, e diante dos seus servos, e tornou-se em serpente.
E Faraó também chamou os sábios e encantadores; e os magos do Egito fizeram também o mesmo com os seus encantamentos.
Êxodo 7:10,11
...e lançou Arão a sua vara diante de Faraó, e diante dos seus servos, e tornou-se em serpente.
E Faraó também chamou os sábios e encantadores; e os magos do Egito fizeram também o mesmo com os seus encantamentos.

O que pensamos sobre isso:
O Mal sempre tenta imitar o Bem. Satanás também dá ao homem opções de alegria, calma, felicidade, motivação, força e poder. Mas tudo isso só serve para que o homem engane a si mesmo achando que está bem longe de Deus, que não precisa dele. A grande diferença entre o que Deus faz e o que Satanás oferece, é que somente o que é de Deus preenche e satisfaz.

Êxodo 8: 5
Disse mais o Senhor a Moisés: Dize a Arão: Estende a tua mão com tua vara sobre as correntes, e sobre os rios, e sobre os tanques, e faze subir rãs sobre a terra do Egito.

O que pensamos sobre isso:
As pragas começam a mostrar fora aquilo que os egípcios escondem dentro de si. Águas cheias de sangue de inocentes (os bebês que o Faraó mandou matar), sujeira (sem água eles não podia estar nada limpinhos), a intolerância de conviver com o povo de Deus sendo apontada pela obrigação de conviver com bichos bem nojentos, como as rãs. A rã também era considerada uma deusa, que era adorada pelos egípcios. Deus mostra que está no comando de todas as forças da natureza, que eles adoravam.

Êxodo 9: 13
Então disse o Senhor a Moisés: Levanta-te pela manhã cedo, e põe-te diante de Faraó, e diz-lhe: Assim diz o Senhor Deus dos hebreus: Deixa ir o meu povo, para que me sirva;
Porque esta vez enviarei todas as minhas pragas sobre o teu coração, e sobre os teus servos, e sobre o teu povo, para que saibas que não há outro como eu em toda a terra.

O que pensamos sobre isso:
Os egípcios já deviam estar cansados daquilo. Eles estavam com fome, sede, sujos, doentes, perdendo seus bens, mas olhavam para o povo de Deus e os viam completamente imunes àquilo tudo. Por vezes devem ter pensado: seria melhor se nós estivéssemos com eles. Mas seu orgulho era grande demais para se juntar a um povo que julgavam "inferior". Hoje, por muitos motivos, os cristãos são por vezes considerados inferiores pelo simples fato de viverem por sua fé. Mas aqueles que os ridicularizam, muitas vezes, anseiam viver um pouco de sua paz, alegria e esperança. O orgulho - primeiro pecado, originador de todo o mal - impede muitos de se juntarem ao povo de Deus.

Êxodo 10: 3 - 4
Assim foram Moisés e Arão a Faraó, e disseram-lhe: Assim diz o Senhor Deus dos hebreus: Até quando recusarás humilhar-te diante de mim? Deixa ir o meu povo para que me sirva;
Porque se ainda recusares deixar ir o meu povo, eis que trarei amanhã gafanhotos aos teus termos.

O que pensamos sobre isso:
A luta do Faraó com Deus parece patética. Mas essa é a mais profunda e dolorosa luta da humanidade ao longo da história: reconhecer a Deus como o Senhor.

Êxodo 11: 4 - 7
- O SENHOR Deus diz: "Perto da meia-noite eu vou passar pelo Egito,
e no país inteiro morrerá o filho mais velho de cada família, desde o filho do rei, que é o herdeiro do trono, até o filho da escrava que trabalha no moinho; morrerá também a primeira cria dos animais.
Em todo o Egito haverá gritos de dor, como nunca houve antes e nunca mais haverá.
Mas, entre os israelitas, nem mesmo um cachorro latirá para uma pessoa ou um animal. E assim vocês ficarão sabendo que o SENHOR faz diferença entre os egípcios e os israelitas."


O que pensamos sobre isso:
Isso nunca deveria ter acontecido porque Deus não faz acepção de pessoas. Mas o pecado as distingue, a tal ponto de afastá-las de Deus.

Êxodo 12: 12
Nessa noite eu passarei pela terra do Egito e matarei todos os primeiros filhos, tanto das pessoas como dos animais. E castigarei todos os deuses do Egito. Eu sou o SENHOR.

O que pensamos sobre isso:
Percebemos que Deus não queria castigar as pessoas, mas a idolatria delas: "castigar os deuses" significa punir a falsa adoração.

Êxodo 13: 8- 9

Nesse dia vocês contarão aos seus filhos que estão fazendo isso por causa daquilo que o SENHOR fez por vocês quando saíram do Egito.

O que pensamos sobre isso:
Foram 400 anos de escravidão, isso jamais deveria ser esquecido pelas futuras gerações para que elas não tivessem que passar por isso também. Sempre que o povo de Deus esquece do que Ele fez e da Sua vontade, coisas ruins acontecem. 

Êxodo 14: 13 - 14
Porém Moisés respondeu: - Não tenham medo. Fiquem firmes e vocês verão que o SENHOR vai salvá-los hoje. Nunca mais vocês vão ver esses egípcios.

O que pensamos sobre isso:
Moisés não queria que o medo cegasse os israelitas, porque é isso que o medo faz, nos impede de ver a Deus como Ele verdadeiramente é. Por isso Deus quer que seu povo o obedeça por amor, e não por medo.

Êxodo 15: 3 - 5
O SENHOR é um guerreiro; o seu nome é SENHOR.
Ele jogou no mar o exército egípcio e os seus carros de guerra; os seus melhores oficiais se afogaram no mar Vermelho. O mar profundo os cobriu; como uma pedra eles foram até o fundo.


O que pensamos sobre isso:
Não se trata apenas de homens morrendo afogados, mas da soberba humana sendo derrotada pelo poder de Deus, foi isso que alegrou Moisés.

Êxodo 16: 4
O SENHOR Deus disse a Moisés: - Agora eu vou fazer chover do céu pão para vocês. E o povo deverá sair, e cada um deverá juntar uma porção que dê para um dia. Assim eu os porei à prova para saber se eles vão obedecer às minhas ordens.
 
O que pensamos sobre isso:
Deus provê as necessidades de seu povo, mas frequentemente dá apenas o suficiente para o momento de necessidade. E por que isso? Por que não dar maná para uma semana ou um mês? Porque Deus sabe que o ser humano tem a forte tendência de ser ingrato e se afastar dEle. Então faz milagres diários para que reconheçamos todos os dias que Ele nos ama e cuida de nós. Ele poderia dar muito mais do que precisamos hoje, mas sabe que o que mais precisamos é ir buscá-lO todos os dias.

Êxodo 17: 9 - 10
Então Moisés deu a Josué a seguinte ordem: - Escolha alguns homens e amanhã cedo vá com eles lutar por nós contra os amalequitas. Eu ficarei no alto do monte, segurando o bastão de Deus.
Josué fez o que Moisés havia ordenado e foi combater os amalequitas. Enquanto isso, Moisés, Arão e Hur subiram até o alto do monte.


O que pensamos sobre isso:
Orar e trabalhar: esse é o segredo da vitória. Um não pode subsistir sem o outro, e quando nos unimos fica mais fácil fazer isso.

Êxodo 18: 7 - 8
Então Moisés saiu para se encontrar com Jetro, curvou-se em sinal de respeito e o beijou. Cada um perguntou ao outro se ia bem de saúde, e depois eles entraram na barraca de Moisés.
Ele contou ao sogro tudo o que o SENHOR Deus, por causa do seu amor pelo povo de Israel, tinha feito com o rei do Egito e com os egípcios. Falou também a respeito das dificuldades que o povo havia tido no caminho e como o SENHOR os havia socorrido. 


O que pensamos sobre isso:
Moisés testemunhou para sua família das maravilhas que Deus fez na sua vida. Isso é um exemplo para nós. Não é preciso ir até a África ou ao Afeganistão para falar de Jesus. O primeiro lugar que devemos evangelizar é nosso lar, as primeiras pessoas a conhecerem nosso testemunho devem ser as da nossa família.

Êxodo 19: 9
Ele disse a Moisés: - Eu vou falar com você numa nuvem escura para que o povo possa ouvir a nossa conversa e para que, daqui em diante, sempre confie em você. Moisés contou a Deus, o SENHOR, o que o povo havia respondido

O que pensamos sobre isso:
O povo confiaria em Moisés se o visse falando com Deus. Na realidade qualquer pessoa neste mundo pode confiar em nós se perceber que somos pessoas que têm um relacionamento bem próximo com o Deus do Universo.

Êxodo 20: 1 - 2
Deus falou, e foi isto o que ele disse:
- Meu povo, eu, o SENHOR, sou o seu Deus. Eu o tirei do Egito, a terra onde você era escravo.


O que pensamos sobre isso:
Será que o povo já tinha esquecido que foi liberto? Acho que não. Mas algo que aprendemos com a história de Israel é que mesmo os maiores sinais e milagres perdem sua força com o tempo. O que permanece, diz o apóstolo Paulo lá na frente, no livro de I Coríntios, é a fé, a esperança e o amor. Mas o maior desses é o amor. Deus não estava lembrando um fato, estava lembrando ao povo do Seu amor por eles.

Êxodo 21: 33 - 34
- Se alguém tirar a tampa de um poço ou se cavar um poço e não o tapar, e nele cair um boi ou um jumento,
essa pessoa terá de pagar ao dono o preço do animal. Ela fará o pagamento em dinheiro, porém o animal morto será seu.


O que pensamos sobre isso:
Deus estava preocupado em estabelecer justiça entre o povo, porque eles passaram muitos anos apenas cumprindo leis impostas, e agora não sabiam como usar a liberdade que tinham. Alguém tinha que fazer isso, e Deus usou Moisés para fazê-lo.
Êxodo 22: 22 - 23
Não maltratem as viúvas nem os órfãos.
Se vocês os maltratarem, eu, o SENHOR, os atenderei quando eles pedirem socorro.


O que pensamos sobre isso:
Deus se preocupava com as pessoas mais fracas, vulneráveis. Deus não fica feliz com o sofrimento de ninguém. E fica realmente triste com as pessoas que ao invés de minimizarem esse sofrimento, o aumenta.
Êxodo 23: 18
- Quando vocês oferecerem um animal em sacrifício a mim, não me tragam pão feito com fermento. A gordura dos animais mortos nos sacrifícios, durante as minhas festas, deverá ser queimada no mesmo dia

O que pensamos sobre isso:
Deus nunca se preocupou com o sacrifício em si, mas com o simbolismo dele, por isso tantos detalhes a serem cumpridos. Era o significado do sacrifício que o fazia o ritual tão importante. Por isso a preocupação de levar o povo a seguir estritamente o que fora pedido, se não surgiriam mais e mais "Cains" em Israel.

Êxodo 24: 7
Depois pegou o livro da aliança, onde estavam escritos os mandamentos do SENHOR, e o leu em voz alta para o povo. Eles disseram: - Nós obedeceremos a Deus, o SENHOR, e faremos tudo o que ele mandar.

O que pensamos sobre isso:
Quando contemplamos os mandamentos de Deus percebemos imediatamente que são provenientes de um ser justo e bom. É fácil reconhecer que o melhor caminho é obedecê-los. Mas obedecer apenas por obedecer é algo difícil, amargo e penoso. A obediência que importa é aquela que nos faz justos e bons tal qual o autor dos mandamentos.

Êxodo 25: 10 - 22
Diga aos israelitas que façam uma arca de madeira de acácia, de um metro e dez de comprimento por sessenta e seis centímetros de largura e sessenta e seis de altura.
Revistam de ouro puro essa caixa, por dentro e por fora. E em toda a volta coloquem um remate de ouro.
Façam também quatro argolas de ouro e ponham nos quatro pés, ficando duas argolas de cada lado.
Façam cabos de madeira de acácia e revistam de ouro.
Enfiem os cabos nas argolas nos lados da arca, para que ela possa ser carregada.
Os cabos ficarão nas argolas da arca e não serão tirados dela.
Eu lhe darei as duas placas de pedra, onde estão escritos os mandamentos; e você porá essas placas na arca.
Faça também uma tampa de ouro puro, de um metro e dez de comprimento por sessenta e seis centímetros de largura.
Faça dois querubins de ouro batido,um para cada ponta da tampa. Isso deve ser feito de modo que os querubins formem uma só peça com a tampa.
Os querubins ficarão de frente um para o outro, olhando para a tampa. As suas asas ficarão abertas, cobrindo a tampa.
Coloque dentro da arca as duas placas de pedra que eu vou lhe dar e ponha a tampa na arca.
Ali eu me encontrarei com você e, de cima da tampa, do meio dos dois querubins, eu lhe darei as minhas leis para o povo de Israel.


O que pensamos sobre isso:
A arca da aliança foi uma tentativa de Deus fazer sua glória presente de forma concreta entre seu povo. Ele sabe da nossa necessidade de sentir essa manifestação de forma concreta, visível, palpável. A arca devia ser um objeto realmente lindo, mas se perdeu. Deus enviou então a Cristo, a mais perfeita manifestação concreta da Sua presença entre nós.

Êxodo 26: 31
Faça uma cortina de tecido feito de linho fino e de fios de lã azul, púrpura e vermelha e bordada com figuras de querubins.

O que pensamos sobre isso:
A glória de Deus era tão fulgurante que não era qualquer pessoa que podia resistir a ela, por isso a cortina para proteger os sacerdotes de encará-la diretamente e serem fulminados pela presença de Deus.

Êxodo 27: 12 -16
O pátio terá vinte e dois metros de largura; portanto, nos lados oeste e leste as cortinas deverão ter vinte e dois metros de comprimento. Para sustentarem as cortinas, haverá dez postes e dez bases.
Cada lado da entrada terá cortinas de seis metros e sessenta de comprimento, com três postes e três bases.
Na entrada do pátio haverá uma cortina de oito metros e oitenta de comprimento. Faça essa cortina de tecido feito de linho fino e de fios de lã azul, púrpura e vermelha e enfeitada com bordados. A cortina será sustentada por quatro postes e quatro bases.


O que pensamos sobre isso:
O portal do santuário indicava a entrada em um lugar santo. As cores avisam, os postes demarcam, e as pessoas podiam sentir: o sagrado estava entre eles e deveria ser respeitado.

Êxodo 28: 17 - 20
Coloque nele quatro carreiras de pedras preciosas. Na primeira carreira ponha um rubi, um topázio e uma granada. Na segunda carreira ponha uma esmeralda, uma safira e um diamante.
A terceira carreira terá uma turquesa, uma ágata e uma ametista.
A quarta carreira terá um berilo, um ônix e um jaspe. As pedras deverão ser montadas em engastes de ouro.


O que pensamos sobre isso:
Cada pedra preciosa representava uma tribo de Israel. E as doze tribos representavam a totalidade do povo de Deus na terra. Deus queria dizer que seu povo era precioso aos seus olhos, cada filho com suas características, sua beleza em particular, sua propriedade de ser mais ou menos forte, sua habilidade especial, mas cada um único e precioso para Deus. Ainda somos preciosos para Ele hoje em dia.

Êxodo 29: 4 - 6
Traga Arão e os filhos dele para a entrada da Tenda da Minha Presença e mande que eles se lavem.
Depois vista Arão com as suas roupas de sacerdote, isto é, a túnica, o manto sacerdotal, a sobrepeliz, o peitoral e o cinto que passa pela cintura do manto.
Ponha nele a mitra e amarre nela a placa sagrada em que estão gravadas as palavras "Separado para o SENHOR".


O que pensamos sobre isso:
A roupa do sumo sacerdote era carregada de simbolismo e devia causar uma impressão forte em quem via. Para vestí-la ele também precisava se preparar, ficando limpo para ser digno de vestí-la. Quando Cristo assumiu o papel de nosso sumo sacerdote, Ele o fez por ser o único digno em todo o Universo de tomar sobre si o pecado da humanidade e purificá-la através de seu próprio corpo e sangue (apocalipse 5:12)

Êxodo 30: 2
Esse altar será quadrado, medindo quarenta e cinco centímetros de comprimento por quarenta e cinco de largura; e terá noventa centímetros de altura.

O que pensamos sobre isso:
O altar de queimar incenso deveria funcionar continuamente, de geração em geração. Imagino o quanto os levitas se esforçavam para manter essa continuidade. A continuidade não é uma característica muito inerente ao ser humano. Nós tendemos a ser intermitentes. A graça de Deus, porém, é contínua, eterna e perene de geração em geração.

Êxodo 31:  2 - 5
Eu escolhi Bezalel, filho de Uri e neto de Hur, da tribo de Judá,
e o enchi com o meu Espírito. Eu lhe dei inteligência, competência e habilidade para fazer todo tipo de trabalho artístico; para fazer desenhos e trabalhar em ouro, prata e bronze;
para lapidar e montar pedras preciosas; para entalhar madeira; e para fazer todo tipo de artesanato.


O que pensamos sobre isso:
Bezalel poderia ter ficado bem rico e famoso entre outros povos por causa das suas habilidades. Mas ele as dedicou para servir a Deus. Nenhuma riqueza poderia lhe dar a mesma alegria que ver o tabernáculo lindo, e saber que fora usado como instrumento para isso. Reconhecer-se apenas um instrumento, saber que cada habilidade que se possui é um presente dado por Deus para Sua glória: esse é Bezalel nos ensinando a ser igreja.

Êxodo 32: 7 - 10
Então o SENHOR Deus disse a Moisés: - Desça depressa porque o seu povo, o povo que você tirou do Egito, pecou e me rejeitou.
Eles já deixaram o caminho que eu mandei que seguissem; fizeram um bezerro de ouro fundido, e o adoraram, e lhe ofereceram sacrifícios. Estão dizendo que estes são os deuses deles, os deuses que os tiraram do Egito.
Eu conheço este povo e sei que é muito teimoso.
Agora não tente me impedir, pois vou descarregar a minha ira sobre esta gente e vou acabar com eles. Depois farei de você e dos seus descendentes uma grande nação.


O que pensamos sobre isso:
Há alguns capítulos atrás (no capítulo 19) Deus chamava o povo de SEU povo. Agora ele olhou aquela perversidade e disse que eram o povo de Moisés. Moisés poderia ter resolvido a vida dele ali mesmo, permitindo que Deus acabasse com aquela dor de cabeça. Ele apenas seria o pai de uma descendência justa. Poderia ter ido diretinho dali para a terra prometida sem ficar escutando reclamações, apartando brigas, resolvendo querelas diárias. Mas Moisés, aqui, foi um tipo de Cristo, intercedendo junto ao Pai por um povo que não merecia misericórdia. Mas que mesmo assim ele amava profundamente.

Êxodo 33: 12 - 14
Moisés disse a Deus, o SENHOR: - É verdade que me mandaste guiar este povo para aquela terra, porém não me disseste quem é que irá comigo. Disseste que me conheces bem e que estás contente comigo.
Agora, se isso é assim mesmo, fala-me dos teus planos para que eu possa te servir e continuar a te agradar. Lembra que escolheste esta nação para ser tua.
Deus disse: - Eu irei com você e lhe darei a vitória


O que pensamos sobre isso:
Moisés talvez esperasse que Deus lhe desse um mapa com planos detalhados do que Ele tinha em mente par ao povo de Israel, mas a resposta de Deus foi bem objetiva. Não dizia muito mas era suficiente. Às vezes não precisamos de respostas detalhadas, até porque não temos condição de entender certas respostas. Mas em todos os momentos confiar na presença de Deus ao nosso lado é reconfortante e fundamental.

Êxodo 34: 01
O SENHOR Deus disse a Moisés: - Corte duas placas de pedra iguais àquelas que você quebrou, e eu escreverei nelas as mesmas palavras que estavam nas primeiras.

O que pensamos sobre isso:
Moisés quebrou as pedras, o povo quebrou os mandamentos. Deus estava dizendo que para os dois casos havia conserto. E em especial, um concerto.

Êxodo 35: 30 - 35
Moisés disse ao povo de Israel: - O SENHOR Deus escolheu Bezalel, filho de Uri e neto de Hur, da tribo de Judá.
Deus o encheu com o seu Espírito e lhe deu inteligência, competência e habilidade para fazer todo tipo de trabalho artístico;
para fazer desenhos e trabalhar em ouro, prata e bronze;
para lapidar e montar pedras preciosas; para entalhar madeira; e para fazer todo tipo de artesanato.
O SENHOR deu a Bezalel e a Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, o dom de ensinar os outros.
Ele lhes deu habilidade para fazerem todos os trabalhos de gravador e de desenhista, para tecerem linho fino e fios de lã azul, púrpura e vermelha e para fazerem outros tecidos. Eles têm habilidade para todo tipo de trabalho e para fazer desenhos.


O que pensamos sobre isso:
Não bastassem as muitas habilidades que Bezalel e Aoliabe tinham, eles também sabiam ensinar outras pessoas a desenvolverem suas habilidades também. Isso talvez fosse tão ou mais importante que a obra de suas mãos.

Êxodo 36: 3 - 5
...E todas as manhãs o povo de Israel continuava a trazer a Moisés as suas ofertas.
Então os artesãos que estavam fazendo o trabalho
foram falar com Moisés. Eles disseram o seguinte: - O povo está trazendo muito mais do que é necessário para o trabalho que o SENHOR mandou faze
r.
 
O que pensamos sobre isso:
Ofertas mais que suficientes: isso é uma coisa que a gente não vê todo dia. O povo de Israel era teimoso, mas também era generoso. Era fácil para eles reconhecerem que tudo que tinham, inclusive o ouro que agora doavam, tinha sido um presente de Deus quando saíram do Egito,e não fruto de suas próprias conquistas. Para nós, teimosos de hoje, não é fácil reconhecer que o que temos vem de Deus, e é por isso que também temos dificuldade em ofertar em abundância.

Êxodo 37: 01
Bezalel fez a arca da aliança de madeira de acácia; a arca media um metro e dez de comprimento por sessenta e seis centímetros de largura e sessenta e seis de altura.

O que pensamos sobre isso:
A madeira de acácia é resistente ao apodrecimento porque a árvore deposita em seu miolo substâncias indesejáveis que são conservantes e fazem da madeira impalatável para os insetos tornando-a densa e difícil de ser penetrada pela água e outros agentes da degradação. Os antigos egípcios cerravam seus caixões de múmias com madeira de acácia porque acreditavam que ela poderia ficar ali para toda a eternidade. Agora o povo de Deus usava essa madeiro no tabernáculo para adorar o Deus verdadeiramente eterno.

 
Êxodo 38: 24
Todo o ouro que havia sido oferecido ao SENHOR para a Tenda Sagrada pesava mil quilos, de acordo com a tabela oficial.

O que pensamos sobre isso:
Imagina o peso desse ouro! Imagine como era quando eles tinham que desmontar o tabernáculo e carregá-lo pelo deserto...

Êxodo 39: 42 - 43
Os israelitas fizeram todo o trabalho como o SENHOR havia ordenado a Moisés.
Moisés examinou cada coisa e viu que eles tinham feito tudo de acordo com o que o SENHOR havia ordenado. Então Moisés os abençoou.


O que pensamos sobre isso:
A obediência sempre traz bênçãos.

Êxodo 40: 34 - 35
Então a nuvem cobriu a Tenda, e ela ficou cheia da glória de Deus, o SENHOR; por isso Moisés não pôde entrar nela.

O que pensamos sobre isso:
Um dia contemplaremos essa glória face a face!

Nenhum comentário: