7.2.15

Como introduzir o estudo da Bíblia para crianças - parte I

Ao começar a ler a Bíblia com a criança, especialmente a partir dos sete anos, quando ela já poderá ler o texto integral, é importante que ela saiba a importância do livro que tem em mãos. Que não é apenas mais um livro de histórias, mas um texto sagrado com histórias reais. Que é a Palavra de Deus. Ensine-a que, em respeito a isso, sempre devemos escrever o nome da Bíblia com letra maiúscula, e tomarmos cuidados especiais, como sempre orar antes de começar sua leitura e ter um modo diferenciado de tratá-la.

De uma forma objetiva, mostre a grandiosidade da Bíblia, como livro cujos textos foram preservados por Deus durante centenas de anos, apesar de muitas perseguições e fases onde era proibido à maioria das pessoas ter acesso a ela, sob pena de morte. Mostre o privilégio que é poder ler seu texto hoje com liberdade. Muitos cristãos morreram para que hoje tivéssemos esse direito (fale sobre a história dos valdenses e albigenses, por exemplo).

 Mostre também que essa leitura também implica numa grande responsabilidade, pois só podemos interpretá-la à luz da inspiração do Autor que a escreveu. Por isso sempre devemos convidá-lO para estar conosco quando começamos a ler Sua Palavra.

Abaixo você pode ver algumas figuras com curiosidades sobre a Bíblia. A ideia aqui foi transformar essas informações em cartões. Primeiro você as lê para a criança (faça-o com entusiasmo, enfatizando como essas informações mostram que a Bíblia é um livro fantástico), então deixe disponíveis para que ela leia livremente também. Podem ficar numa caixinha ou num mural. Depois combine um dia para fazer um "quiz", com direito a marcar pontos para cada resposta correta sobre as informações estudadas. Estabeleça um número mínimo de pontos para conseguir um prêmio, que pode ser um passeio num lugar especial (parque, museu, biblioteca, etc).

Clique para aumentar e salvar.


















DICAS DE COMO CUIDAR DA SUA BÍBLIA

- Não rasgue suas folhas e nem rabisque;

- Nada de orelhas nas folhinhas da Bíblia;

- Pegue com as mãos limpas e com todo cuidado;

- Tenha um lugar especial para guardar a sua Bíblia, fale com seus pais sobre a ideia de fazer um altar da família, um lugar especial com as Bíblias, hinários e livros cristãos, em torno do qual a família possa se reunir para fazer seus cultos familiares. Não esqueça de decorar com fotos, flores e outros objetos queridos de todos os membros da família.

- Coloque a Bíblia por cima de todos os livros, nunca coloque algo em cima dela nem a use como apoio.

3 comentários:

Marcia Luiza Gomes Souza disse...

Boa noite Amamos esse estudo , é de crecimento espiritual para a minha familia

edson disse...

Excelente material, parabéns!

Anônimo disse...

Muito bom