2.1.06

Gênesis de 4 a 7 - A família humana e a família de Deus

Os capítulos 4 a 7 do Gênesis mostram a degradação da família humana depois do pecado. É assombroso notar a maneira como, distantes do ideal de seu Criador, a humanidade só consegui realizar obras estranhas e funestas: homicídios, adultério, poligamia, em uma nível de degradação tal que Deus se viu obrigado a usar de um expediente ainda mais estranho: fez chover sobre a Terra e destruiu a sua própria obra de criação.

As famílias estão bastante presentes ao longo de cada um desses primeiros capítulos do Livro de Gênesis e, providencialmente, outras leituras que tenho feito também andam falando sobre família.

Por exemplo, o meu guia de estudo da Bíblia traz para os próximos três meses o tema "Las familias en la familia de Dios". Na introdução, os autores declaram: "Las familias forman parte del plan de Dios, como centros en los que los individuos experimentan asociaciones íntimas con otros y se preparan para la mayor intimidad de todas: una relación estrecha con Dios. En las familias tanto los niños como los adultos pueden tener una cálida experiencia que refleje a su Creador y que los anime en una vida de discipulado amante."


A família é uma instituição muito cara para Deus. Foi o instrumento escolhido por Ele para povoar toda a Terra, foi o instrumento escolhido para repovoá-la (conforme podemos ver no capítulo 7, versos 6-7: "E era Noé da idade de seiscentos anos, quando o dilúvio das águas veio sobre a terra. Noé entrou na arca, e com ele seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos, por causa das águas do dilúvio.)
e "família" também é a expressão que Deus usa para chamar o seu povo.

O ambiente familiar é o lugar onde se maturam, estreitam e desenvolvem os modos mais íntimos de relacões humanas. Deus tem prazer no relacionamento e Ele deseja que seus filhos desfrutem do mesmo prazer. Não por acaso a família é uma instituição tão vilipendiada desde que começou o Conflito no Éden. Satanás sabe que uma família desestruturada ou mal estruturada produz pessoas emocionalmente doentes e isso afetará toda a sociedade e a igreja. É assustador pensar, por exemplo, que o primeiro homicídio da história ocorreu no seio de uma família:

"E disse Caim a seu irmão Abel: Vamos ao campo. Estando eles no campo, Caim se levantou contra o seu irmão Abel, e o matou." - Gênesis 4:8

Segundo Ron y Karen Flowers, autores do guia de estudo semanal da Bíblia que utilizo: "[...] a causa del falso amor y de la indiferencia, las personas pueden dejar sus hogares paternos con problemas emocionales y espirituales, que a menudo son difíciles de borrar. Así como nuestros hogares tienen un gran potencial para realizar el mayor bien, también pueden hacer el mayor daño. No es extraño que la Biblia se refiera tanto a la vida familiar. Mucho depende de ésta."

"Deus quer uma família, e criou você para ser parte dela. Esse é o segundo propósito de Deus para a sua vida, o qual planejou antes que você nascesse. Toda a Bíblia é a história de Deus formando uma família que irá amá-lo, honrá-lo e reinar com Ele para sempre. [...] Deus é amor por isso dá imenso valor aos relacionamentos. Sua própria natureza é definida em relação aos relacionamentos; Ele identifica a si mesmo em termos familiares: Pai, Filho e Espírito Santo. A Trindade é um relacionamento de Deus consigo mesmo. É o padrão perfeito para uma relação harmoniosa[...]" (Rick Warren - Uma vida com propósitos, pág. 102)

E aí entra o que, pra mim, é o verso mais bonito de todos os quatro capítulos: Enoque entendeu a beleza da vida em relacionamento com o Criador e foi tão fundo nisso que experimentou o que muitos de nós almejamos mas nem todos desfrutaremos: não passou pela morte. O relacinamento de Enoque com Deus era tão gratificante para ambos, tão gratificante para Deus, que Ele já não podia viver separado de seu filho Enoque.

Gênesis 5: 21 a 23

"E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas. Foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos. Andou Enoque com Deus; e já não era, porque Deus para si o tomou."

Nenhum comentário: