6.1.06

Gênesis 20 - 22 - Vamos falar de fé

Já pensou se a salvação dependesse do ser humano? Algus cristãos vivemcomo se isso fosse possível. Fazem todos os esforços para "não errar", para "não pecar", e por vezes esquecem que a salvação acontece porque Deus é fiel, e não nós. Nossa fidelidade é apenas uma prova de amor a Ele, não umrequisito apra a salvação. Se assim fosse, alcançaria alguém a salvação?

Vejamos o exemplo de Abraão. Sua esposa era muito, muito bonita. Bonita ao ponto de ser perigosa (e aqui eu volto a fazer as pazes com o espelho - ser feinha as vezes é vantagem!). Sara era tão bela que mesmo já tendo ultrapassado a barreira dos NOVENTA anos de idade ainda atraía os olhares cobiçosos dos homens! Não registro de mulher com beleza tão poderosa e resistente na história. E novamente, diante do "perigo" de sua beleza, Abraão fraqueja. Repare que ele não temeu investir com seu pequeno exército contra uma confederação de cinco reis (Gn 14: 1 - 24) para salvar Ló, mas a beleza de Sara lhe parecia uma ameça inexorável.

Esse episódio é especialmente intrigante porque Abraão já tinha caído no mesmo erro antes (Gn 12: 18 e 19) e deveria estar mais maduro espiritualmente. Especialmente depois da aliança feita entre eles (cap. 17). Mesmo com tantas promessas divinas e provas de Sua proteção, o casal duvidou mais uma vez de Deus.

Intriga também a reação de Deus para com Abimeleque, já que este era indubitavelmente inocente. Mas lembremo-nos de que o que estava em jogo era a linhagem de Jesus Cristo, portanto, o planod e salvação da humanidade. Deus tinha que ser, no mínimo, enfático com Abimeleque. Mas Ele mesmo disse que nada lhe faria caso ele devolvesse Sara a Abraão (v. 6) . E o fato de ter tornado estéreis as mulheres da sua casa tambémtinha como objetivo impedir que Sara, entre elas, tivesse um filho de algum outro homem que não Abraão. Sim, porque Sara era bela, mas definitivamente não era "santa". O fato de aceitar que Abraão a entregasse assim a outros homens e não se opor a coabitar com eles parece demonstrar isso. Nessas horas convém lembrar que, em toda a história humana, "onde o pecado abundou, superabundou a graça" (Romanos 5:20).

Abraão continua sendo, no entanto, o personagem mais intrigante dessa hsitória. Deus não lhe dá nem um castiguinho pela conduta má? Não lhe dá um puxão-de-orelha por causa das desculpas esfarrapadas que ele profere, tentando culpar a suposta falta de piedade de Abimeleque ou mesmo a Deus, por seu "delírio" (v. 3 - 7 e 13)? A palavra usada por Abraão para expressar seu erro, em hebraico dá a conotação de intoxicação ou insanidade mental... Abraão literalmente se fez de doido para passar melhor. E Deus ainda pede que ele rogue por Abimeleque para que este viva?

Sobre a prece, Abimeleque recorreu a Abraão porque, como cananeu, não tinha intimidade com o Deus Altíssimo. Apesar de tudo, Abraão ainda era porta-voz de Javé. Mas quanto a impressão que Abraão ficou, que supostamente estava tudo resolvido e ele tinha mesmo muita sorte por ser o "queridinho" de Deus, os capítulos seguintes a negam veementemente. Chegou a hora de Abraão crescer e virar o pai da fé. Durante muitos anos Deus provara seu amor para com Abraão, agora chegara a vez de Abraão provar que sua crença em Deus era verdadeira, mesmo se as coisas não fossem bem...

Assim, o capítulo 21 começa pedindo de Abraão uma difícil decisão: separar-se em definitivo do seu amado filho Ismael. Por causa das feridas emocionais que mencionamos ontem, Sara e Agar brigaram mais uma vez, e agora Agar foi expulsa da convivência daquela família. Ver o filho Ismael partindo para o deserto sem poder nada fazer, tendo que confiar somente na promessa de que Deus lhe protegeria (v. 13), foia primeira grande prova para Abraão, que ficou pesaroso (v. 11). Deus começara a provar Abraão justamente no que lhe era mais importante: sua paternidade, e usando para isso a quem ele mais amava: seus filhos.

Não bastasse Deus ter deixado Ismael ir, agora vem o pedido inacreditável:

Gênesis 22: 2 - "Prosseguiu Deus: Toma agora teu filho; o teu único filho, Isaque, a quem amas; vai à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes que te hei de mostrar."

Seria mais fácil se Deus tivesse castigado Abraão no episódio de Abimeleque com um solene raio em sua cabeça. Mas o intento de Deus não era ferir e castigar a Abraão, e sim fazê-lo crescer espiritualmente. É assim conosco também. Infelizmente esse crescimento tem que se dar, por vezes, das formas mais dolorosas, já que recusamos reiteradamente as vias pacíficas. Assim, mesmo sentindo-se triste por ter perdido Ismael e amedrontado de perder Isaque, Abraão provou seu valor: teve fé. Não sabia como Deus resolveria aquilo. Mas não reclamou, não questinou, não se revoltou, apenas cumpriu passo a passo o que Deus lhe ordenara. Há aui bastante semelhança entre o sacrifício de Isaque e o de Cristo. Abraão virou tipo de Deus Pai, dispondoi-se a entregar seu único filho. E Isaque virou tipo de Cristo, numa peregrinação de três dias (v. 4, Daniel 9:27) em direção ao sacrifício.

Abraão foi tão firme que já vi algém sugerir que esse tipo de sacrifício poderia ser uma coisa comum à época para abrandar a fúrias dos deuses, e ele estava disposto a fazê-lo. Mas parece-me claro que Abraão esperava que Deus cumrpisse a aliança através de Isaque, e resolvesse aquela situação de alguma forma milagrosa (v. 5 "voltaremos") mesmo que através da ressureição (Hebreus 11: 17 - 19). Deus interviu antes que que ele esperava, e renovou a aliança de froma forte e, com certeza, inesquecível para todos os presentes.

Eis o Abraão refinado no fogo da provação que admiramos e que se tornou exemplo para muitos até hoje. Por que nós não haveríamos também de experimentar momentos de prova? No que Abraão foi firme que nós também não poderemos ser?


OBSERVAÇÃO CONSOLADORA

Gênesis 21: 1 - "O Senhor visitou a Sara, como tinha dito, e lhe fez como havia prometido."

Sarai - vem da raiz da palavra hebraica que significa "brigar" (ela já era bela, não podia ser perfeita...)
Sara - significa princesa (uma referência a sua parte na aliança como mãe de uma numerosa descendência)

Abrão - significa pai exaltado (uma referência provável a aristocracia de sua família)
Abraão - significa pai de muitas nações.

Deus mudou o nome deles cerca de um ano antes de Sara conceber (18:10). Durante esse tempo eles carregaram a promessa de Deus no nome. Como deveria se sentir Abraão quando se apresentava a alguém durante esse tempo? Quer dizer:

- Olá, meu nome é Pai de muitas nações
- Que legal, e cadê teus filhos?
- Eles não chegaram ainda, mas Deus disse que daqui a um ano eu vou ter um.
- Ah, tá... mas você não tem cem anos?
- Pois é.

Sim, ele tinha fé.

E nós, advenstistas, podemos carregar a promessa do advento de Cristo em nosso nome sem medo também, que Ele virá em breve.

Nenhum comentário: